Copa do Brasil: Sport aguarda Fortaleza para alívio financeiro em 2023
Copa do Brasil: Sport aguarda Fortaleza para alívio financeiro em 2023
Torcendo para Leão do Pici se garantir na Libertadores, rubro-negro busca ter vaga na 3ª fase da competição nacional
Categorias: Futebol Brasil Por: Mateus Schuler, 07/11/2022 Leões se enfrentaram na final da Copa do Nordeste (Foto: Anderson Stevens/Sport) Recife, PE, 7 (AFI) – Vivendo dilema na Copa do Brasil desde 2019, sem sequer passar da primeira fase, o Sport pode ter uma situação mais confortável em 2023. Com o Flamengo campeão da competição nacional e da Taça Libertadores da América, o Leão da Ilha agora espera pela situação final do Fortaleza na Série A do Campeonato Brasileiro, pois o G-6 virou G-8 e isso abre possibilidade do Leão do Pici garantir vaga.
VAGA NA TERCEIRA FASE?
Por poder ficar entre os oito do Brasileirão, os tricolores deixariam a classificação à 3ª fase da Copa do Brasil no colo do Sport, vice-campeão da Copa do Nordeste para o mesmo Fortaleza. Os pernambucanos não apenas deixariam de lado a dor de cabeça dos últimos quatro anos, como também teriam um alívio financeiro, pois a premiação na atual temporada foi de R$ 1,9 milhões a quem entrou nesta etapa do torneio. Tendo cerca de 29% de chances para assegurar classificação ao continental, o FEC vem embalado no returno, já que foi dado praticamente como rebaixado durante o primeiro turno. O Sport teve ânimos acirrados com os cearenses nesta temporada, na final do Nordestão, por polêmicas envolvendo o VAR, mas a necessidade da ajuda pode diminuir o nível de rivalidade aflorado. Leões se enfrentaram na final da Copa do Nordeste (Foto: Anderson Stevens/Sport)
HISTÓRICO DE FRACASSOS
O retrospecto negativo recente na Copa do Brasil faz o Sport torcer ainda mais pelo Fortaleza. Em 2018, até que avançou na primeira fase ao vencer o Santos-AP, em Macapá, mas caiu logo na segunda ao perder nos pênaltis para o Ferroviário num jogo que terminou 3×3 durante o tempo normal. Desde então, foram fracassos sequenciados, mesmo que jogasse por um simples empate para se classificar. Em 2019 e 2020, foi eliminado por Tombense e Brusque, que disputavam Série C nos respectivos anos, assim como o Altos nesta temporada. A única exceção foi a Juazeirense, que estava na Série D em 2021, quando venceu o Leão da Ilha por 3×2 numa partida marcada pela polêmica envolvendo a iluminação no Adauto Moraes.