Nos pontos corridos, apenas um clube foi campeão com três técnicos diferentes
Campinas, SP, 04 (AFI) – O Botafogo resolveu por demitir o técnico Bruno Lage e terá mais uma mudança na comissão técnica. Líder isolado Fogão irá para o seu terceiro treinador dentro do Campeonato Brasileiro e pode quebrar uma marca que não acontece desde 2005.
Desde a mudança para o sistema de pontos corridos, em 2003, apenas o Corinthians acabou sendo campeão com tantas trocas de comando, sem contar interinos.
No ano do tetra, em 2005, o Timão começou o campeonato com o argentino Daniel Passarella. Trocou por Márcio Bittencourt e acabou com Antônio Lopes.
Esse ano, o Botafogo começou o ano com Luis Castro, que deixou o clube para assumir o Al-Nassr, da Arábia Saudita. O clube contratou Bruno Lage, e em pouco mais de dois meses, acabou desliga. O Fogão ainda decide se irá contar com outro treinador ou será até o fim do brasileiro com o interino Lúcio Flávio.
No mais, outros times levantaram o caneco com apenas uma troca de comando, como o Santos, em 2004, Flamengo, em 2009, 2019 e 2020, e o Palmeiras, em 2018. VEJA A LISTA.
Campeões que tiveram três treinadores:
Corinthians 2005: Daniel Passarella. Trocou por Márcio Bittencourt e Antônio Lopes.
Campeões que tiveram dois treinadores:
Santos 2004: Leão e Luxemburgo
Flamengo 2009: Cuca e Andrade
Palmeiras 2018: Roger Machado e Felipão
Flamengo 2019: Abel Braga e Jorge Jesus
Flamengo 2020: Doménec Torrent e Rogério Ceni
QUEDA DE BRUNO LAGE
O técnico português Bruno Lage não resistiu aos próprios erros e acabou demitido do Botafogo na ultima terça-feira. A decisão veio um dia depois do empate por 1 a 1 contra o Goiás, pela 25ª rodada do Brasileirão e após barrar Tiquinho Soares no time titular, criando um clima insustentável em General Severiano.
Anunciado no início de julho, após a saída de Luis Castro para o futebol árabe, Bruno Lage durou apenas 16 jogos no comando do Fogão. Sendo cinco vitórias, sete empates e quatro derrotas entre Brasileiro e Sul-Americana.
Após a derrota do Palmeiras, o time poderia aumentar sua gordura para nove pontos, mas com o empate acabou ficando com 52 pontos e apenas com sete de vantagem sobre o novo vice-líder, Red Bull Bragantino, que soma 45.
Foi o quarto jogo seguido do Botafogo no brasileiro sem vitória, além da eliminação para o Defensa y Justicia-ARG, nas quartas da Sul-Americana.
Fato é que Bruno Lage conseguiu desestabilizar um ambiente tranquilo e de esperança para o torcedor botafoguense. O Glorioso não vence há quatro jogos, sendo três derrotas consecutivas e um empate. A diferença para o vice-líder Red Bull Bragantino é de sete pontos, mas poderia ser maior. Faltou competência.
Confira também: