conheça os participantes da edição 2024
Fortaleza, CE, 07 (AFI) – O Campeonato Cearense 2024 tem início marcado apenas no dia 20, dando pontapé inicial para a 110ª edição da história. O Portal Futebol Interior lista, abaixo, todos os 10 participantes, com relação da melhor e última campanha, último — se conquistou — título e número totais de participações.
Atlético – Uma das que ainda sonha com o título inédito do Cearense, a Águia da Precabura — antigo Uniclinic — fará sua 18ª presença no certame. Em 2016, conquistou o vice-campeonato e tal campanha é usada como inspiração para esquecer a 6ª posição do ano passado.
Barbalha – A Raposa do Cariri nunca conseguiu números positivos, mesmo ter disputando Copa do Brasil, pois venceu a Copa Fares Lopes. Assim como em 2019 e 2020, ficou na 8ª colocação e também busca a primeira conquista na sua 5ª aparição.
Caucaia – Também na 5ª participação e visando a conquista do Cearense pela primeira vez ao completar 20 anos nesta temporada, a Raposa Metropolitana foi vice-campeã em 2022. Em 2023, no entanto, terminou no 7º lugar.
Ceará – Vice-campeão no ano passado e sem vencer desde 2018, o Vozão visa quebrar o jejum para encerrar a hegemonia do seu arquirrival. Em sua 109ª participação, espera deixar a marca de 45 títulos.
Ferroviário – Semifinalista na última edição, o Ferrão teve um 2023 até positivo, mesmo tendo terminado na 3ª colocação estadual. Apesar de possuir nove conquistas, não é campeão desde 1995, almejando a décima em sua 85ª participação.
Floresta – Vice-campeão da Série B do Cearense, o Verdão da Vila Sátiro faz apenas sua quarta presença, ainda que complete 70 anos nesta temporada. Por ter participado pouco, projeta um 2024 mais positivo e sonha com seu primeiro título.
Fortaleza – Maior campeão e atual penta estadual, o Leão do Pici acumula um total de 46 conquistas. Embalado pelos desempenhos positivos ao longo dos últimos três anos, inclusive a nível nacional, completará 103 aparições no certame.
Horizonte – Campeão da Segundona, o Galo do Tabuleiro se profissionalizou em 2004, tendo participações marcantes na Copa do Brasil. No Cearense, chegou a ser 3º colocado e almeja ficar melhor posicionado na sua 13ª participação.
Iguatu – O ano de 2023 será marcado como o mais positivo até então pelo Azulão do Centro-Sul. Mais novo da competição, com 14 anos a serem completados nesta temporada, o time ficou na 3ª posição e busca agora o título inédito na 5ª presença.
Maracanã – Assim como o rival supracitado, o representante de Maracanaú teve sua melhor campanha, ocupando a 5ª posição. Foi a primeira vez que a equipe chegou à fase final do Estadual e agora, em sua 4ª edição a ser disputada, espera chegar mais longe.
Confira também: