Sérgio Carvalho – Brasucas na Libertadores e Sul-Americana
Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 13 (AFI) – As Oitavas de Final da Copa Libertadores começam a ser disputadas nesta terça-feira, dia 13 de agosto. Serão três jogos, dois dos quais, com presença de clubes brasileiros. Às 19 horas, Grêmio e Fluminense jogam no Couto Pereira, em Curitiba e às 21h30,no estádio Nuevo Gasometro, o San Lorenzo de Almagro, Argentina, pega o Atlético Mineiro.
Na partida de Curitiba, indicaria o Grêmio como provável vencedor, porque terá sua fanática torcida a apoiá-lo e, porque, tecnicamente, tem um time um pouco mais arrumado que o de seu adversário. Ainda assim, um resultado favorável ao clube do Rio de Janeiro não deve estar fora de cogitação.
Na partida que será disputada em território argentino, daria ligeiro favoritismo ao San Lorenzo, sem descartar uma surpresa do Galo Mineiro, que tem conseguido bons resultados fora de casa nesta competição. Ainda nesta terça, às 21h30, o Colo Colo, do Chile, tem difícil compromisso contra o Junior Barranquilla, que faz boa campanha nesta Copa. Um jogo equilibrado onde tudo pode acontecer.
DUELOS LATINOS
Na quarta-feira, dia 14, mais três jogos. Às 19 horas, o Penarol recebe o Strongest, em Montevidéu. Jogo duro para o dono da casa, que vai precisar usar de todos os seus recursos para ficar com os três pontos. Não dá para indicar um favorito. Às 21h30, o Talleres joga em Córdoba, Argentina, contra o poderoso Ríver Plate, um dos melhores times desta Libertadores.
Não será jogo fácil para nenhum dos dois, mas a qualidade técnica do gigante River, pode prevalecer (essa é a chance do Talleres ter alguma vantagem nesta disputa, porque, no jogo de volta, em Buenos Aires, o grande favorito será o competente River.
CLÁSSICO BRASILEIRO
Neste mesmo horário, um clássico brasileiro. O Botafogo carioca recebe o oscilante Palmeiras, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Acredito que o clube da Estrela Solitária vai ganhar este jogo, porque, no momento, está em fase superior a de seu adversário.
Na quinta-feira, dia 15, às19 horas, o São Paulo visita o Nacional, em Montevidéu, Uruguai. Time de Luis Zubeldia vai jogar completo e tem boas possibilidades de surpreender o adversário deste jogo. Acho até que, no mínimo, o Tricolor paulistano trás um empate em sua bagagem.
Às 21h30, o Flamengo é franco favorito contra o Bolívar, da Bolívar, no Maracanã. Em casa e com seu time completo, dificilmente o time de Tite vai deixar escapar essa chance de sair na frente neste jogo pelas Oitavas de Final da Libertadores.
SUL-AMERICANA E DUELO PAULISTA
Além de rodada da Copa Libertadores, também serão disputados neste meio de semana oito jogos pelas Oitavas de Final da Copa Sul-Americana. Nesta terça, dia 13, às 19 horas, jogam Huachipato e Racing, da Argentina, no Chile. O clube argentino tem mais bagagem e tem tudo para surpreender.
Às 21h30, um jogo que deverá ter grande audiência na TV, Red Bull x Corinthians, em Ribeirão Preto. Como o Timão tem a maior torcida do Estado e a segunda do País, a presença da Fiel no estádio Santa Cruz e a frente dos aparelhos de tv deverá ser grande. Os dois clubes atravessam péssimos momentos técnicos. Tudo pode acontecer.
FORTALEZA EM ROSÁRIO
Na quarta-feira, às 19 horas, em Rosário, Argentina, o Rosário Central encara o excelente Fortaleza. Mesmo em casa, a equipe argentina terá sérias dificuldades para tirar pontos da equipe cearense. Acho até que o Fortaleza vai voltar com os três pontos na bagagem.
Às 21h30, dois jogos sem presença de brasileiros. Palestino, do Chile, recebe o Independiente, de Medellin (jogo bem equilibrado) e em Quito, Equador, a LDU encara o Lanus, da Argentina. Vejo o time da casa mais perto da vitória.
ATHLETICO E CRUZEIRO
Na quinta-feira, dia 15, às 19 horas, Libertad, do Paraguai x Sporting Ameliano e, em Curitiba, Athletico-PR x Belgrano. Aposto em vitória dos dois mandantes. Às 21h30, o gigante Boca Juniors, da Argentina, recebe o Cruzeiro, de Belo Horizonte. Jogo muito difícil para os dois times, mas o fato de jogar no seu famoso estádio, o La Bombonera, dá uma boa vantagem ao clube argentino.