Chances de título e rebaixamento mudam após 24ª rodada do Brasileirão
São Paulo, SP, 23 (AFI) – A 24ª rodada do Brasileirão 2025 agitou a parte de cima da tabela e mexeu com as probabilidades de título. O Palmeiras confirmou o favoritismo ao bater o Fortaleza por 4 a 1, em casa, enquanto o Flamengo ficou no empate por 1 a 1 no clássico contra o Vasco. O resultado fez o Verdão saltar para 48,75% de chances de ser campeão, enquanto o Rubro-Negro caiu para 33,49%.
O Cruzeiro também fez seu papel e venceu o Bragantino por 2 a 1, subindo discretamente de 14,76% para 15,39% nas probabilidades de título. Como já disputou mais partidas, o time mineiro tem menos margem para crescer no restante do campeonato. Nas próximas rodadas, encara Vasco e Flamengo fora de casa, em sequência no Rio de Janeiro.
FAVORITOS AO TÍTULO
Mesmo com dois pontos a mais, o Flamengo fica para trás no aproveitamento, já que o Palmeiras tem um jogo a menos e pode chegar a 55 pontos caso vença a partida adiada, contra 54 do rival carioca. O Verdão ostenta o melhor desempenho da era dos pontos corridos em sua história, com 49 pontos em 22 jogos, superando a campanha de 2022. O Flamengo, por sua vez, deixou passar a chance de bater seu próprio recorde, com 51 pontos em 23 jogos – em 2019, tinha 52 no mesmo período.
As projeções são feitas a partir de um modelo estatístico que utiliza a expectativa de gols (xG) e dados de 4.789 partidas da Série A desde 2013. São consideradas variáveis como eficiência ofensiva, defensiva, mando de campo e adversários, com simulações de 10 mil cenários por jogo restante.
SÉRIE A: REBAIXAMENTO
Na luta contra o rebaixamento, o Santos reagiu ao vencer o São Paulo por 1 a 0 na Vila Belmiro, saltando de 67,24% para 80,9% de chance de seguir na elite em 2026 – o maior crescimento da rodada. O Grêmio também avançou ao bater o Internacional no Gre-Nal por 3 a 2, subindo para 93,36% de chances de permanência.
Entre os ameaçados, o Vitória caiu de 24,67% para 18,3% após perder para o Fluminense por 1 a 0 em casa, enquanto o Juventude viu sua situação piorar ao ser derrotado pelo Mirassol por 2 a 0, baixando para 23,79%.
No G-6, composto por Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras, Mirassol, Botafogo e Bahia, apenas Flamengo e Bahia não venceram na rodada. O destaque ficou para o Mirassol, que ampliou suas chances de Libertadores de 72,42% para 91,26% ao bater o Juventude. Já o São Paulo, derrotado pelo Santos, viu suas chances de terminar entre os seis primeiros caírem de 50,08% para 39,35%.
O G-6 pode aumentar para G-7, G-8 ou G-9, a depender dos campeões das competições continentais e da Copa do Brasil. No momento, apenas o Cruzeiro segue vivo nas copas nacionais entre os seis primeiros do Brasileirão.
O cálculo das chances utiliza a métrica de expectativa de gol, levando em conta fatores como local da finalização, situação de jogo e valor de mercado dos elencos, além de empregar métodos estatísticos como a Poisson Bivariada e simulações Monte Carlo para prever as posições finais de cada clube.