FORTALEZA SEMPRE

NOTÍCIAS E JOGOS AO VIVO DO MAIOR TIME DO NORDESTE, O FORTALEZA

NOTÍCIAS

Vitória encara Fortaleza pressionado na luta contra o rebaixamento

Salvador, BA, 4 (AFI) – O Vitória oficializou Rodrigo Chagas como técnico do elenco principal após entrevista coletiva nesta quarta-feira. Ele se torna a nova aposta do Rubro-Negro para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série A. É a primeira efetivação de um treinador da casa na gestão Fábio Mota, iniciada em 2021, mas a prática é antiga no clube: desde 2010, o Leão já apostou sete vezes em técnicos do próprio quadro.

Rodrigo Chagas, inclusive, vive sua segunda experiência à frente do time de cima. Em algumas oportunidades, a estratégia rendeu frutos; em outras, o resultado foi queda de rendimento e até rebaixamento.

HISTÓRICO DE TÉCNICOS DA CASA

Em 2010, Ricardo Silva conquistou o tetracampeonato baiano e levou o Vitória à final da Copa do Brasil, mas acabou demitido após uma sequência negativa no Brasileirão. No mesmo ano, foi novamente chamado para tentar salvar o time, mas o clube acabou rebaixado.

Dois anos depois, Silva voltou como interino e foi efetivado após a saída de Paulo César Carpegiani. Após três jogos, com apenas uma vitória, não resistiu à pressão. O acesso à Série A em 2013 veio já com outro técnico.

Em 2019, Carlos Amadeu assumiu a equipe em meio à Série B, recebendo o time na zona de rebaixamento. Apesar de uma sequência de sete jogos sem derrota, duas quedas consecutivas custaram seu cargo. Mesmo assim, o Vitória terminou fora do Z-4.

RODRIGO CHAGAS NO VITÓRIA

Bruno Pivetti, também solução interna em 2020, durou pouco: após desempenho irregular e apenas quatro vitórias em 19 jogos, deu lugar a outro treinador. O próprio Rodrigo Chagas, então técnico do sub-20, foi chamado como interino e, após bons resultados, foi efetivado. Ele ajudou a evitar o rebaixamento para a Série C, mas não conseguiu evitar a eliminação precoce na Copa do Nordeste e Baianão do ano seguinte. Após uma sequência ruim, deixou o comando do profissional, mas permaneceu na comissão.

Agora, em 2025, Chagas retorna em cenário conturbado: o Vitória já soma eliminações para Náutico (Copa do Brasil), Confiança (Copa do Nordeste) e uma saída precoce na Sul-Americana. O time ainda sofreu um 8 a 0 para o Flamengo, a segunda pior derrota da história. Após as demissões de Thiago Carpini e Fábio Carille, ele iniciou sua nova passagem com vitória sobre o Atlético-MG por 1 a 0 e tenta reverter o quadro nas 16 rodadas restantes.

O Vitória ocupa hoje a 17ª colocação, abrindo a zona de rebaixamento, com 22 pontos e um jogo a mais que o Santos, primeiro fora do Z-4. O próximo compromisso é diante do Fortaleza, no Castelão, às 16h do dia 13 de setembro, pela 23ª rodada da Série A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *