Flamengo recupera a liderança e Ceará é surpresa da rodada
Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 28 (AFI) – O Campeonato Brasileiro voltou a ter uma rodada cheia no último final de semana. Foram dez jogos (cinco no sábado e cinco no domingo). No Rio, o Flamengo venceu o Atlético Mineiro por 1 a 0 e recuperou a liderança isolada da competição.
A grande surpresa, no entanto, foi a derrota do Cruzeiro (que estava em alta), em Belo Horizonte, para o surpreendente Ceará, que, mesmo fora e levando o primeiro gol da partida, soube como reagir e deixou o gramado do Mineirão com uma vitória por 2 a 1, que deve ser considerada uma das maiores zebras da competição até aqui.
SÃO PAULO VENCEU FLUMINENSE
Outro clube que mereceu destaque foi o São Paulo. Seu time, que vinha de vários resultados negativos dentro e fora de casa, reagiu forte depois da chegada do técnico Hernán Crespo, e já é um dos oito melhores times da competição.
No domingo, venceu o Fluminense por 3 a 1 e mostrou que tem qualidade para chegar mais longe.
Entre os outros clubes paulistas, o Palmeiras venceu o Grêmio por 1 x 0 em casa, o Red Bull Bragantino perdeu fora para o Fortaleza (2 a 1) enquanto o Santos empatou com o Sport (2 x 2) e o Corinthians com o Botafogo Carioca (1 x 1).
KAIO JORGE MARCA DE NOVO
O jovem atacante Kaio Jorge, do Cruzeiro, de BH, marcou mais um gol na rodada de domingo. Com ele, chegou a 13 gols no campeonato e se manteve como principal artilheiro do Brasileirão.
Depois dele vem Arrascaeta, do Flamengo, com 9 gols. Vegetti, do Vasco da Gama, com 8. Reinaldo, do Mirassol com 7 e Pedro Raul, do Ceará, com 6.
O goleiro menos vazado é Rossi, do Flamengo, com apenas 6 gols sofridos até agora. O Flamengo é o clube com maior número de vitórias – 11.
O Vitória, da Bahia, foi quem mais empatou: 8 vezes. Juventude e Sport Recife, os que mais perderam: 10 vezes cada.
Melhor ataque do Brasileirão – Flamengo com 30 gols marcados até agora.
Defesa menos vazada: é também a do Flamengo que sofreu apenas 6 gols até agora.
Depois da décima sétima rodada disputada no último final de semana, o campeonato ainda terá mais duas (18ª e 19ª) para que o primeiro turno chegue ao final.
CLUBES AMEAÇADOS PELA DEGOLA
Os dois últimos colocados do Brasileirão 2025 são Juventude, com 11 pontos ganhos, e Sport Recife, que tem apenas 5. Ambos são, disparados, os clubes mais ameaçados pela degola.
Acima deles, também ameaçados, estão Fortaleza, com 14 pontos, Santos e Vasco da Gama, com 15. Dois pontos acima ainda devemos citar Grêmio Porto Alegrense e Vitória, da Bahia, que somam apenas 17 pontos.
Tudo indica que os quatro clubes que vão ser rebaixados estão entre os que citei acima. Aliás, vocês já devem ter percebido como nas últimas rodadas do campeonato houve um excesso de empates e jogos bem mais difíceis para todos os clubes.
É que, daqui para frente, todos os ameaçados e todos aqueles que brigam pelo título ou por uma vaga na Libertadores ou na Sul-Americana, vão apresentar maior aplicação técnica e tática para tentar atingir esses objetivos.
OS DOIS FAVORITOS
Em razão disso, as partidas serão muito mais disputadas dentro de campo do que foram até agora. E já que falei do rebaixamento, vou falar também dos clubes com maiores chances de ganhar o título da temporada.
Em primeiro lugar colocaria o Flamengo, atual líder isolado do campeonato. Mas citaria ainda, também com chances de chegar lá, Cruzeiro, de BH, Palmeiras, Bahia e até Red Bull.
Pelos elencos e pela experiência nesta disputa, no entanto, diria que Mengão e Verdão ainda estão mais perto desse caneco do que os demais. E vocês, o que acham?