Mortes e confusão no Chile cancela Colo-Colo x Fortaleza na Libertadores
Campinas, SP, 11 – A partida entre Colo-Colo e Fortaleza, válida pela segunda rodada do Grupo E da Libertadores, no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago, foi paralisada aos 24 minutos da etapa final, com o duelo empatado em 0 a 0, após uma grande confusão fora e dentro do estádio.
Pouco antes do início da partida, segundo informações da imprensa chilena, cerca de 100 torcedores tentaram entrar no estádio sem ingressos. A polícia interveio naquele momento para conter os torcedores e, durante a operação, uma debandada fez com que uma cerca caísse, esmagando um dos torcedores, de acordo com as autoridades.
“O Ministério Público está investigando as causas da morte de duas pessoas. O que se sabe é que uma das grades esmagou esses dois jovens”, disse o promotor Francisco Morales em entrevista coletiva, sem fornecer detalhes sobre as identidades das vítimas”, comunicou.
INVESTIGAÇÕES SOBRE A CONFUSÃO
Segundo Morales, uma investigação está em andamento para determinar se um carro de polícia esteve envolvido na morte. As autoridades não relataram mais feridos ou prisões até o momento.
Bárbara Pérez, irmã de uma das vítimas, uma jovem de 18 anos, relatou que uma viatura policial causou a morte ao passar por cima da cerca que já havia caído sobre sua parente.
“Ele a atropelou e a esmagou completamente. Ela chegou (ao hospital) sem sinais vitais. Veio com um ingresso na mão e seu documento de identidade”, relatou Pérez a repórteres do lado de fora do hospital onde sua irmã morreu.
A imprensa local informou que a segunda vítima é um jovem de 13 anos, embora as autoridades não tenham confirmado oficialmente sua identidade.
INVASÃO DO GRAMADO
A confusão aumentou assim que torcedores do Colo-Colo invadiram o gramado, o que fez todo o time do Fortaleza correr para o vestiário, bem como a arbitragem. A partida, então, foi suspensa aos 20 minutos da etapa final.
O atacante Deyverson exibiu objetos arremessados pelos torcedores no começo do segundo tempo. Houve depredação do vidro que separa a torcida do gramado.
O Fortaleza disse estar prestando apoio e oferecendo suporte aos seus torcedores presentes no estádio. “Após a confusão iniciada por torcedores do Colo-Colo, o Clube tem ajudado a tranquilizar e garantir a segurança de nossos torcedores que seguem nas arquibancadas até uma saída 100% segura”, afirmou o time cearense.
Em nota, a Conmebol afirmou lamentar profundamente a morte dos dois torcedores. “Expressamos nossas mais profundas condolências às famílias e entes queridos. Nós acompanhamos você neste momento difícil”.