Fortaleza x Ceará – Clássico-Rei inicia final no Cearense
Fortaleza, CE, 14 (AFI) – Fortaleza e Ceará, maiores campeões, iniciam a disputa para definir quem será o vencedor do Campeonato Cearense 2025. Neste sábado (15), na Arena Castelão, o Clássico-Rei terá realização da partida de ida na decisão do Estadual, se repetindo pela terceira edição consecutiva; bola rola às 16h30.
Leão chega à final do Cearense após despachar o Ferroviário, de maneira sofrida, com vitória pelo placar mínimo na volta. O Vozão, por sua vez, está embalado por ter eliminado o Maracanã depois de sonora goleada no segundo confronto, além de avançar à 3ª fase da Copa do Brasil, se classificando sobre o Confiança.
LEÃO COM DÚVIDAS
O Fortaleza não possui nenhuma ausência para o clássico por ordem disciplinar, mas tem duas incertezas para definir força máxima. O lateral-direito Eros Mancuso trata um trauma no joelho, enquanto o zagueiro Emanuel Brítez está com uma entorse no tornozelo esquerdo, sendo as únicas dúvidas.
Como o clube não costuma antecipar o quadro clínico de seus atletas, confirmando apenas na divulgação oficial da escalação, o panorama será definido pouco antes da bola rolar. Apesar das interrogações, há também mistério quanto ao parceiro de Kuscevic na zaga tricolor: Titi e David Luiz disputam a vaga.
Após desabafo quanto ao mando de campo na semifinal, o técnico Juan Pablo Vojvoda destaca importância também de ficar neutro. O argentino diz ficar atento a possíveis críticas durante as finais, visando seguir no Fortaleza: “Estou dizendo o que sinto e muitas vezes me calo, fecho a boca, mas há momentos que tenho de falar e nas finais estarei atento também. Estarei muito atento, porque está em jogo o meu prestígio também e quero continuar aqui”, disse Vojvoda.
VOZÃO INDEFINIDO
Assim como o Fortaleza, o Ceará também possui problemas para confirmar os 11 iniciais por questões médicas. O goleiro Keiler, o lateral-direito Rafael Ramos, o volante Richardson, o ponta Bruno Tubarão e o atacante Pedro Henrique devem continuar vetados no Vozão para a disputa da primeira final.
Com quatro gols em quatro partidas vestindo a camisa alvinegra, Pedro Raul chegou a sentir dores frente ao Proletário, mas a expectativa é de seguir mantido como titular. Única dúvida está na cabeça de área, pois Sobral entrou bem no decorrer do confronto contra os azulinos, enquanto Dieguinho iniciou; ambos disputam composição do meio-campo junto a Lourenço e Mugni. O treinador Léo Condé, inclusive, diz ser precoce a definição da equipe no Clássico-Rei.
“É precoce fazer essa análise (de quem vai jogar). Esse jogo todo mundo quer jogar e os jogadores, mesmo desgastados, na base da entrega, querem estar em campo. O clássico, por si só, já é uma decisão de campeonato, todo mundo vai se superar, que já é uma marca da nossa equipe. Vamos ver a condição de cada um para tomar a decisão”, afirmou Condé depois de eliminar o Dragão.