Atual campeão, Ceará faz jogo de abertura
Fortaleza, CE, 17 (AFI) – O Campeonato Cearense 2025 inicia, neste final de semana, com a disputa de quatro dos cinco confrontos esperados. O pontapé inicial fica a cargo do Ceará, atual campeão, e o único duelo a não ser disputado envolve o Fortaleza, em pré-temporada nos Estados Unidos.
VOZÃO ABRE
A abertura do Cearense será realizada neste sábado (18), às 16h30, no Presidente Vargas. Em busca do bicampeonato estadual, o Alvinegro de Porangabuçu mede forças contra o Tirol, que é um dos estreantes no certame nesta temporada; equipes fazem primeiro jogo oficial da história no futebol profissional.
Em seguida, às 17h, um encontro entre Azulões movimenta o Centro-Sul do estado. Quadrifinalistas na última edição do Estadual, Iguatu e Maracanã se enfrentam no Morenão — casa dos iguatuenses — para decidir quem larga com o pé direito e mantém o momento positivo oriundo da temporada passada.
FERRÃO ENCERRA
No dia seguinte, às 16h, é a vez de Floresta e Barbalha fazerem o primeiro confronto pelo Cearense. O Verdão da Vila, representante do Ceará na Série C, busca ter melhor desempenho no Estadual de 2025; partida entre os times será disputado no Domingão, em Horizonte.
A conclusão, já que o encontro entre Leão do Pici e Cariri foi adiado para o dia 27, fica a cargo do Ferroviário. Apesar do rebaixamento à Série D em 2024, o Tubarão da Barra começou bem a atual temporada, se classificando à fase de grupos da Copa do Nordeste; estreia ocorrerá frente ao Horizonte, no Presidente Vargas.
CONFIRA RAIO-X DAS EQUIPES
Barbalha: Alternando o elenco entre jovens e experientes, a Raposa é o time mais longevo da região do Cariri na elite do Cearense. Sob comando de Jorge Luiz, acostumado a trabalhar pelos clubes do estado, a equipe busca a permanência para 2026, tendo o atacante Yvens Dantas — prata da casa — como principal destaque.
Cariri: Novato na competição, o Negro Anil busca surpreender na atual temporada. Com apenas cinco anos de fundado, o Indígena é comandado pelo experiente Adelmo Soares, que já tem trabalhos marcantes por todo o Nordeste; a referência técnica fica por conta do meia Dalvan, integrante do plantel nos acessos da C à B e da B à A do Estadual.
Ceará: O atual campeão do Cearense permanece com Léo Condé, responsável pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, na área técnica. Apesar de ter perdido o artilheiro Erick Pulga, o Vozão manteve ainda alguns dos destaques, como o meio-campista Lourenço, o “motorzinho” do meio-campo alvinegro em 2024.
Ferroviário: Tentando ter a atual temporada mais positiva que a última, o Tubarão da Barra reformulou todo o grupo, além do comando técnico. O comandante é o português Tiago Zorro e a classificação à fase de grupos da Copa do Nordeste o credenciou, assim como o experiente atacante Ciel continua sendo o maior destaque do clube.
Floresta: Tentando figurar ao menos entre os semifinalistas nesta edição, o Verdão da Vila apostou forte. Marcelo Chamusca, que já foi campeão do Cearense por Ceará e Fortaleza, estava no futebol árabe e chega ao Lobo a peso de ouro, bem como o meia Alisson Taddei, destaque do Ypiranga-RS em 2024.
Fortaleza: Comandado por Juan Pablo Vojvoda desde 2021, o Leão chega para o Cearense querendo voltar a ser campeão depois de ter o hexacampeonato quebrado pelo seu arquirrival. Em pré-temporada no exterior, o Tricolor qualificou ainda mais seu elenco, capitaneado pelo atacante Lucero, artilheiro da última temporada com 23 gols marcados.
Horizonte: O Galo do Tabuleiro, que sofreu em 2024 para se manter na elite estadual, chega para 2025 apostando muito na força da sua categoria de base — foram 13 jogadores promovidos ao profissional — e na manutenção de alguns dos remanescentes. Um dos reforços, o volante César Sampaio — com nome de ex-atleta da Seleção Brasileira — é a maior referência no time de Leandro Campos.
Iguatu: Tentando chegar à fase final por mais uma edição do Cearense, o Azulão dá sequência à meta ousada para garantir calendário cheio em 2026. Sob comando de Paulo Schardong, que já tem trabalhos reconhecidos no futebol nordestino, o Azulão do Centro-Sul modificou seu esqueleto, mas tem o goleiro Mauro Iguatu como maior destaque.
Maracanã: Após surpreenderem na fase preliminar da Copa do Nordeste, os azulinos tentam manter bom retrospecto da última edição, quando terminaram com a terceira melhor campanha, ficando atrás apenas de Ceará e Fortaleza. O ponta Testinha, que defendeu o clube na temporada passada, tem sido o referencial neste começo de ano da equipe de Júnior Cearense.
Tirol: Conhecido por revelar jovens valores, inclusive quando ainda era Grêmio Pague Menos, o outro estreante no Estadual firmou acerto Fabiano Soares — ex-Athletico Paranaense e Vitória — para comandar a área técnica. O volante Pio, que acumula rodagem pelo futebol cearense, é a principal referência da Coruja para 2025.