Oito times seguem vivos por título inédito
Campinas, SP, 05 (AFI) – A Copa do Nordeste 2025 teve oito jogos disputados, neste sábado (04), na 1ª fase preliminar, definindo os classificados à última etapa antes de chegar aos grupos. Surpresas ou tradicionais, os times que seguem vivos no Nordestão jamais foram campeões regionais.
FORÇA DA CASA
Um dos que fez valer o fator casa e continua na disputa da Copa do Nordeste é o CSA, após bater o Barcelona-BA. O Azulão foi semifinalista por duas oportunidades, sua melhor campanha, uma em 1999 — melhor ano da história do clube — e outra em 2010. Mesmo apoiada pela torcida, a Juazeirense se classificou no sufoco ao vencer o Fluminense-PI nos pênaltis, mas tenta voltar à fase de grupos para chegar ao mata-mata pela primeira vez.
Outro a avançar nas cobranças da marca da cal foi o Ferroviário, tendo superado o Santa Cruz-RN. Ainda que figure entre um dos mais times tradicionais do estado, o Ferrão se classificou às quartas de final apenas em 2023, sendo o retrospecto mais positivo. O Botafogo-PB, maior campeão estadual, busca repetir o desempenho de 2019 na Copa do Nordeste, quando terminou vice-campeão.
CALARAM ADVERSÁRIOS
Longe de casa, a maior das surpresas foi o Maracanã-CE, um dos três estreantes na competição. O time de Maracanaú já faz, até o momento, sua melhor campanha ao despachar o ABC. Já o ASA, por outro lado, não é mais o mesmo desde o vice-campeonato de 2013, ano que disputou a Série B pela última vez; vítima foi o Sergipe.
Outro paraibano que jamais faturou o Nordestão e almeja figurar no rol de campeões é o Treze, pois deixou pelo caminho o Santa Cruz, única equipe campeã a participar da fase preliminar. Já o Moto Club, sem nunca ter avançado da fase de grupos da Copa do Nordeste, tenta voltar à referida etapa depois de seis anos ao eliminar o Retrô.