Campinas, SP, 23 (AFI) – Uma das principais competições do início do calendário brasileiro, a Copa do Nordeste voltou a ferver nesta temporada. Com clássicos emocionantes, o Fortaleza foi campeão mesmo sem apresentar o seu melhor futebol. A final aconteceu diante da ‘zebra’ CRB, que eliminou o favorito Bahia em plena Arena Fonte Nova e deu muito trabalho ao Leão do Pici.
O Grupo A da Copa do Nordeste já começou apresentando uma boa surpresa. Campeão da Série B no ano anterior, o Vitória iniciou a competição cheio de expectativa, mas terminou no quinto lugar, com 14 pontos, atrás dos classificados Sport, CRB, Botafogo-PB e Ceará.
No Grupo B, a grande surpresa foi o Altos-PI, que deixou de fora ABC, Treze, Itabaiana e Juazeirense. Os classificados foram Bahia, Fortaleza e Náutico, além do próprio Altos. Com alto investimento, o Tricolor da ‘Boa Terra’ avançava para o mata-mata confiante, assim como o Leão da Ilha do outro lado.
COPA DO NORDESTE COMEÇA A ESQUENTAR
Nas quartas de final, sempre em jogo único, o Sport mostrou que iria longe na temporada ao eliminar o Ceará em casa pelo placar de 2 a 1. No Castelão, o Fortaleza, que precisava retomar o bom futebol, ‘lavou a alma’ diante do Altos e aplicou 5 a 0. Diante do Náutico, o Bahia venceu sem sustos, por 3 a 0, e o CRB eliminou o Botafogo-PB nos pênaltis.
A semifinal da Copa do Nordeste reservou um espaço especial para surpresas. O Sport, que vinha apresentando um bom futebol, foi goleado em plena Arena Pernambuco para o Fortaleza, pelo placar de 4 a 1. Favorito desde o início, o Laion começou a colocar a superioridade em campo, indicando que seria muito difícil perder a taça.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
A surpresa maior ficou do outro lado da chave. Enquanto todos se prepararam para uma final entre os dois maiores investimentos do Nordeste, o Bahia não conseguiu colocar em campo a superioridade diante do CRB e foi superado com a Arena Fonte Nova lotada, nos pênaltis.
Assim como as outras fases da competição, a final também deu espaço para emoções. Jogando em casa e com o bom futebol restabelecido, o Fortaleza não teve dificuldades e poderia até ter goleado o CRB, mas deu 2 a 0 e deixou os rivais vivos para a decisão no Rei Pelé.
Quem dava o CRB por vencido, se surpreendeu com a postura do time no jogo de volta. Com um futebol bonito e dominante, o time da casa colocou o Laion na parede e devolveu os 2 a 0 do jogo de ida. Nas penalidades, o Fortaleza fez valer a vantagem técnica, garantiu o 5 a 4 e a tão sonhada taça da Copa do Nordeste.
Agora, o Laion está empatado com o Sport, com três conquistas, e atrás apenas dos maiores campeões Bahia e Vitória, ambos com quatro.