Clássico Majestoso é o jogo mais atraente do Brasileirão
Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 29 (AFI) – São Paulo e Corinthians disputam neste sábado, o jogo mais atraente da 25ª rodada do Brasileirão 2023. Isso, é lógico, na visão do exigente torcedor paulista porque, entre os dez jogos deste final de semana, acontecerão outras partidas também de muito bom nível, que deverão super- lotar estádios em várias capitais brasileiras.
Mas o clássico paulista, chamado de Majestoso, que será disputado esta noite, 18h30, no estádio do Morumbi, em São Paulo, tem mesmo tudo para empolgar o torcedor, porque colocará frente a frente, dois dos mais importantes e qualificados clubes do futebol brasileiro. É um clássico que tem história, excelente retrospecto e que, por isso mesmo, reúne sempre presença maciça de torcedores nos estádios onde é disputado.
Infelizmente, a Justiça paulista proíbe presença de duas torcidas rivais nos clássicos disputados em nosso Estado. Mesmo assim, o Morumbi deverá receber público recorde, como já aconteceu no primeiro turno, quando o Timão foi mandante deste clássico disputado na Neo Química Arena, em Itaquera, São Paulo. O Tricolor vai entrar em campo com muita festa, já que a diretoria do clube preparou algo especial para antes do jogo começar, em comemoração ao título de campeão da Copa do Brasil 2023.
CORINTHIANS SEM LUXA
O Corinthians, por sua vez, também terá novidade: a ausência de Vanderlei Luxemburgo. A presença do técnico Mano Menezes, que pela terceira vez em sua carreira, já mudou o clima no clube. Mas ele nao vai estrear neste clássico.
Pelas características do jogo, no entanto, aponto o São Paulo como favorito, mesmo sabendo que no Morumbi, Mesmo assim, mantenho meu ponto de vista: por jogar em casa ao lado de sua fanática torcida, o São Paulo deve ganhar este jogo.
FLA, FLU, GRÊMIO…
Ainda no sábado, mais quatro jogos serão disputados. Às 16 horas, Flamengo x Bahia, no Rio de Janeiro. Já sem a presença de Jorge Sampaoli, o rubro negro me parece mais perto da vitória. Em Fortaleza, o Fortaleza encara o Grêmio Porto Alegrense. Jogo bem equilibrado. Qualquer dos dois pode ganhar os três pontos.
Às 18 horas, em Cuiabá, Cuiabá x Fluminense. O Tricolor é mais time e tem tudo para ganhar essa partida. Às 21 horas, em Porto Alegre, o Internacional pega o Atlético Mineiro, do Felipão. Jogo difícil para os dois lados.
No domingo, às 16 horas, Santos e Vasco da Gama disputam jogo bem equilibrado e interessante. Vantagem do Peixe é jogar na Vila Belmiro. Mas o clube carioca cresceu de produção e pode sonhar com os três pontos. Em Belo Horizonte, o Cruzeiro faz clássico com o América- MG. O clube de Ronaldo Fenômeno está em melhor fase e deve vencer.
Em Curitiba, um clássico local entre Coritiba e Athlético Paranaense. Aposto no Furacão. Finalmente, na segunda-feira, às 20 horas, Botafogo x Goiás, no Rio de Janeiro. O time da casa tem mais qualidade que o visitante. Acredito numa vitória botafoguense. Clube com maior número de vitórias – Botafogo com 16. Clubes que mais empataram – Red Bull Bragantino e Corinthians – 9 vezes cada um. Clube que mais perdeu – Coritiba, 16 vezes.
Antes destes jogos, a classificação do campeonato está assim:
OS MELHORES
Melhores ataques do campeonato – Botafogo e Grêmio com 29 gols cada.
Defesa menos vazada – Botafogo com 15 gols contra.
Artilheiros do campeonato – Tiquinho, do Botafogo, 13 gols. Vitor Roque, do Atlético PR, 11. Paulinho, do Atlético Mineiro, 10. Deyverson, do Cuiabá, e Marcos Leonardo, do Santos, 9 gols cada.
Goleiro menos vazado – Lucas Perri, do Botafogo, com 15 gols em 14 jogos.
AS CHANCES
A rodada que apresentamos acima será a vigésima quinta. Como o Brasileirão terá 38, vão faltar 13 rodadas para o campeonato terminar, assim que Botafogo e Goiás, se encerrar na segunda-feira à noite. Entre os clubes mais ameaçados pelo descenso estão Coritiba, América- MG, Santos, Bahia, Goiás e Vasco da Gama.
Em relação à disputa do título, o Botafogo carioca continua a ser um grande favorito. Mas clubes como Palmeiras, Grêmio, Red Bull Bragantino, e Fluminense tem chance de chegar lá se, como aconteceu nas últimas rodadas, o Botafogo não conseguir vencer seus jogos. A diferença entre Bota e Palmeiras é de 7 pontos.