Palmeiras e Atlético-MG: quem vai sair da Libertadores?
Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 8 (AFI) – Os jogos de volta da Copa Libertadores da América, fase oitavas de final, serão disputados neste meio de semana por dezesseis clubes, dos quais, só oito vão continuar na briga pelo título desta importante competição organizada pela Conmebol. Haverá inclusive um jogo entre dois grandes do futebol brasileiro (Palmeiras e Atlético Mineiro), no Allianz Parque, em São Paulo, onde o dono da casa, o competente Verdão de Abel Ferreira, entra em campo como favorito (só precisa de um empate).
Este jogo será na quarta-feira, dia 9 de agosto, a partir das 21h30, com transmissão direta da TV Globo (além, é claro do Placar ao Vivo do Futebol Interior). Lembro que, depois do jogo de ida, tanto Palmeiras como Atlético jogaram no final de semana pelo Campeonato Brasileiro.
O Verdão colocou um time misto para enfrentar o Fluminense, no Maracanã, e perdeu por 2 a 1. Já o Galo Mineiro, enfrentou e venceu o São Paulo, dentro de um Morumbi superlotado, por 2 a 0 ( o Atlético vinha de dez jogos sem vencer e Felipão, seu técnico, já estava sendo fortemente criticado pelo longo período de jejum de sua equipe). Independente desses resultados, e lembrando que ambos entrarão em campo com seus times principais nesta quarta,, aposto na classificação do Palmeiras, que é muito mais time e dificilmente perde jogo em casa.
FLUMINENSE NO MARACANÃ
Além deste clássico brasileiro, a rodada de volta das oitavas de final da Libertadores, ainda terá sete partidas. Nesta terça-feira, dia 8 de agosto, às 19 horas, o Fluminense recebe o Argentinos Juniors, no Maracanã. Será um jogo difícil, brigado, equilibrado, mas, no final, o Tricolor de Fernando Diniz deve se classificar.
Às 21 horas, em Curitiba, o Atlético Paranaense encara o Bolívar. Na ida, deu Bolivar 3 a 1 (a altitude de La Paz influiu em favor da equipe da casa). Em Curitiba, ao lado de sua torcida, o Furacão vai ter que rebolar para desfazer a vantagem do adversário. Missão que, para mim, será bastante difícil.
Em Porto Alegre, o Internacional, que anda mal das pernas, recebe o River Plate, da Argentina, que atravessa ótimo momento. Por mais respeito que o Colorado gaúcho possa merecer, acredito que esta vaga vai ficar nas mãos do time argentino. Na quarta-feira, às 21 horas, outro argentino, o Boca Juniors, enfrenta o Nacional, do Uruguai. Na ida houve empate sem gols. Em Buenos Aires, aposto no Boca como provável vencedor. No Equador, o Independiente Del Valle joga contra o Deportivo Pereira. Na ida, o Del Valle perdeu. Mas como tem um bom time e vai jogar em casa, acredito na classificação do Independiente.
FLAMENGO NO PARAGUAI
Na quinta-feira, dia 10 de agosto, às 21 horas, o Olimpia, do Paraguai, encara o Flamengo, que vem de derrota para o Cuiabá, no Brasileirão, por 3 a 0. Neste jogo, ao contrário do que fez em Cuiabá, o técnico Sampaoli vai colocar em campo o que tem de melhor. Ainda assim, este jogo em Montevidéu, não será fácil para o Mengão.
Ainda na quinta, às 9 da noite, o Racing da Argentina joga em casa contra o Atlético Nacional. Na ida deu Atlético 4 a 2. Esta vantagem pode dar a vaga ao time visitante. Como vocês percebem, o Brasil ainda tem seis clubes na Libertadores 2023. É a maior prova de que o futebol brasileiro tem um nível bem superior ao de outros países sul-americanos.
Tudo indica, por isso mesmo, que o título da Libertadores da atual temporada, tem grande chance de ser conquistado por uma equipe de nosso País. As datas para os jogos das quartas-de-final e semifinais, ainda não foram definidas. Mas todos já sabem que a grande final terá um jogo só, e será disputado dia 4 de novembro, um sábado, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.