Athletico-PR líder em aproveitamento entre times da Série A; Cruzeiro tem o pior
Athletico-PR líder em aproveitamento entre times da Série A; Cruzeiro tem o pior
O Campeonato Brasileiro está prestes a começar, e algumas equipes aproveitaram bem os estaduais como pré-temporada, enquanto outros não
Os times da Série A foram elencados em um ranking por desempenho até aqui nos jogos de estaduais e Copa do Brasil em 2023 Categorias: Futebol Brasil Por: Agência Futebol Interior, 18/03/2023 Athletico-PR lidera lista de aproveitamento (Foto: Reprodução) Campinas, SP, 18 (AFI) – Com o Campeonato Brasileiro Série A a menos de um mês de estrear, os 20 times da competição já estão disputando as fases finais de seus respectivos estaduais – ou em períodos de treino, para os já eliminados. Analisando o desempenho de todos os clubes da elite brasileira, o aplicativo de estatísticas Sofascore montou um ranking que ordena estes times com base no aproveitamento de todos eles na temporada até aqui. O Athletico-PR chega como equipe com melhor desempenho nesse critério, enquanto o Cruzeiro é o lanterna. O Athletico-PR é o líder em desempenho, com 94,9%, venceu 12 das 13 partidas da temporada, todos jogos no Paranaense. O único jogo que não venceu, foi o empate com o Coritiba, por 1 a 1. O Alvirrubro da capital se classificou e vai jogar a semifinal, enquanto o maior rival tem apenas 60% de aproveitamento, e já foi eliminado nas quartas de final da competição. Athletico-PR lidera lista de aproveitamento (Foto: Reprodução)
TOP5 DA SÉRIE A
Além dos Athletico-PR, o Top5 completo da Série A tem Cuiabá, Grêmio, Palmeiras e Goiás. Apesar de serem favoritos para terminar próximos da zona da degola, os dois times do Centro-Oeste são os principais de seus estaduais, o que explica os bons desempenhos no Mato-Grossense e Goiano. Já na Copa do Brasil, ambos foram eliminados na primeira e segunda fase, respectivamente.
DECEPÇÕES?
Os times da Série A que mais podem ser considerados ‘decepções’ até aqui na temporada são Flamengo e Corinthians, localizados na parte debaixo da tabela – 12º e 16º. Os cariocas começaram a temporada montando um super elenco, mas não tiveram resultados a altura. Como resultado, foram derrotados na Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana e Taça Guanabara, com 62,8% de aproveitamento até aqui. O Timão teve poucos descontentamentos, quando comparado com o alvirrubro, mas foram eliminados nas quartas de final do Campeonato Paulista para o Ituano, time com o quarto pior desempenho da competição. A eliminação foi considerada como precoce, gerando uma insatisfação no time que venceu seis dos 13 jogos disputados em 2023.
PIORES DESEMPENHOS
Na ponta debaixo do ranking da Série A, o Cruzeiro amarga a última colocação, com apenas 44,4% de aproveitamento. O time comandado por Pezzolano venceu três partidas no estadual, além de três empates e três derrotas. Contra clubes da primeira divisão, empatou com o Atlético e perdeu duas vezes para o América – a segunda, por 2 a 0, no primeiro jogo da semifinal, e terá que se recuperar do prejuízo amanhã, no jogo de volta. Os demais times que fecham a “zona de rebaixamento” são Bahia, Red Bull Bragantino e Santos. Os baianos venceram dez dos 19 jogos entre Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, mas muito se fala sobre as derrotas por 3 a 0 para o Fortaleza, 6 a 0 para o Sport e 4 a 0 para o Itabuna-BA. O Massa Bruta venceu sete dos 15 jogos da temporada, e tem desempenhos opostos nas competições até aqui: é semifinalista do Paulistão, mas foi eliminado da Copa do Brasil para o Ypiranga, por 3 a 1, ainda na segunda fase. O Peixe é o vice-lanterna do ranking, e venceu cinco dos 14 confrontos na temporada. Os Meninos da Vila vão precisar desempenhar melhor para não correr risco de queda na Série A.