FORTALEZA SEMPRE

NOTÍCIAS E JOGOS AO VIVO DO MAIOR TIME DO NORDESTE, O FORTALEZA

NOTÍCIAS

ESPECIAL ANO DO FORTALEZA: Da lanterna à Libertadores


ESPECIAL ANO DO FORTALEZA: Da lanterna à Libertadores

Praticamente dado como rebaixado ao longo do primeiro turno, Leão do Pici supera adversidades no segundo e se garante na competição continental

Categorias: Futebol Brasil Por: Agência Futebol Interior, 31/12/2022 Fortaleza garante sua vaga no segundo ano consecutivo (Foto: Divulgação/FEC) Campinas, SP, 31 (AFI) – Com roteiro digno de cinema, o Fortaleza marcou seu nome na história do futebol brasileiro em grande estilo. Na Série A de 2022, não apenas evitou o rebaixamento que parecia certo, mas também garantiu classificação memorável à Copa Libertadores da América de 2023 fazendo melhor campanha de nordestino em um turno; vaga foi na fase preliminar.

INÍCIO RUIM

Uma semana depois do bicampeonato da Copa do Nordeste, o Leão do Pici começava a saga no Brasileirão ainda em paralelo às disputas do Cearense, Copa do Brasil e Libertadores. Logo de cara, derrota em plena Arena Castelão frente ao Cuiabá. O que tinha para ser um 2022 histórico por ser a estreia no continental, foi se tornando um desastre ao Fortaleza. Ao menos por ora. Fortaleza derrota Flamengo diante de Maracanã lotado (Foto: Vinícius Palheta/FEC) A primeira vez das 14 como lanterna na elite nacional foi na 4ª rodada, na derrota para o Corinthians, a terceira seguida no campeonato; Clássico-Rei pela 3ª rodada havia sido adiado. E assim a sequência negativa foi se estendendo, sendo quebrada apenas na 9ª rodada ao vencer o Flamengo, por 2 a 1, dentro do Maracanã. Foram seis derrotas e somente dois empates, deixando o Fortaleza com cinco pontos à época.

TENTATIVA DE RESPIRO

Depois de somar a primeira vitória, o Tricolor tentou aproveitar a crista da onda alta para surfar na boa fase, acumulando dois empates consecutivos, mas ambos em casa. Depois de perder para o Avaí num 3 a 2 eletrizante, voltou ao caminho dos triunfos ao superar o América-MG diante de sua torcida; em seguida, venceu o arquirrival na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil com dois de Pikachu. Pikachu marcou os dois gols do Leão (Foto: Mateus Lotif/FEC) Apesar da classificação às quartas de final eliminando o Ceará, o Fortaleza voltou a ficar instável no Brasileiro. Dos últimos seis jogos do primeiro turno, apenas dois foram como mandante e somente uma vitória, fora de casa, foi conquistada; empate sem gols diante do Santos fechando a primeira metade do torneio fez o time voltar à última posição, porém pela última vez.

SEQUÊNCIA POSITIVA

Se tudo estava caminhando para uma das piores campanhas da história do clube, o returno foi totalmente diferente. Foram conquistadas cinco vitórias consecutivas, a primeira visitando o Cuiabá; em seguida, Internacional, Vozão, Corinthians e São Paulo foram as vítimas, levando a equipe à 12ª colocação e a superação de Juan Pablo Vojvoda passou a tomar forma. Tricolor do Pici supera São Paulo dentro do Morumbi (Foto: Bruno Oliveira/FEC) Na sequência, vieram três jogos sem vencer, com derrotas para Botafogo e Fluminense, além de um empate contra o Juventude. Nem isso foi capaz de abalar o emocional leonino, já que o time até conseguiu demonstrar o mínimo de empenho dentro de campo. Mas ainda faltava um quê a mais para agradar tanto ao treinador argentino, quanto à torcida.

RESSURREIÇÃO

Como uma fênix, o Leão ressurgiu e foi sedento em busca dos triunfos. Demonstrando vontade e qualidade técnica nas quatro linhas, jogou cada jogo como se fosse o último, fazendo cada rodada de final de Copa do Mundo. Dessa maneira, o Fortaleza alcançou sua melhor série na competição, passando oito partidas sem ser derrotado. Fortaleza consegue reviravolta incrível e garante Nordeste na Libertadores 2023 (Foto: Felipe Cruz/FEC) O terceiro e último revés durante todo o returno veio, por uma ironia do destino, no dia de Finados, quando teve uma atuação apática em meio ao título do Palmeiras nos 4 a 0 sofridos no Allianz Parque. Restavam três duelos pelo milagre da Libertadores. O primeiro deles, empate diante da torcida por 1 a 1 com o Atlético-GO, que ainda brigava contra o rebaixamento. Logo depois, goleada acachapante sobre o Bragantino por 6 a 0 e a disputa pela pré-Libertadores ficou frente ao América-MG. A 38ª rodada reservou muitas emoções pela vaga no continental, já que era a única em aberto no campeonato inteiro. Campeão e rebaixados já haviam sido definidos antecipadamente. E o drama foi até o fim. Apesar de ter feito sua parte, batendo o Santos na Vila Belmiro por 2 a 0, o Leão torceu e conseguiu que o Coelho também ficasse no empate diante dos goianos, muito por conta de um gol anulado de Conti no último lance. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Fortaleza Esporte Clube (@fortalezaec)

Confira também: