Fortaleza x Ceará – Tabu, clássico e apenas uma vaga nas quartas da Copa do Brasil


Ceará Fortaleza x Ceará – Tabu, clássico e apenas uma vaga nas quartas da Copa do Brasil

O vencedor embolsará o valor de R$ 3,9 milhões

Categorias: Futebol Brasil

Por: Agência Futebol Interior, 21/06/2022

CEARA FORTALEZA

Fortaleza, CE, 21 (AFI) – Dos três times nordestinos ainda vivos na Copa do Brasil, dois deles se enfrentam já na fase de oitavas de final. Os arquirrivais Fortaleza e Ceará jogam nesta quarta-feira, às 20h, na Arena Castelão. Apenas um estará entre os oito melhores do torneio.

Fortaleza e Ceará se enfrentaram em duas oportunidades na temporada. O time alvinegro levou a melhor no Brasileirão por ter vencido por 1 a 0. Na Copa do Nordeste, as equipes empataram por 1 a 1.

O Ceará chegou às oitavas de final após vencer os dois confrontos diante do Tombense por 2 a 0. Já o Fortaleza também derrotou o Vitória em ambos os duelos. No primeiro, fez 3 a 0, no Castelão. Em Salvador, venceu por 1 a 0.

O clássico já foi disputado 602 vezes, com 202 vitórias do Ceará, 182 do Fortaleza. Outros 218 jogos terminaram empatados.

COMO VEM O TRICOLOR?

O técnico Juan Vojvoda vem de altos e baixos na temporada. Ao mesmo tempo que tenta sair da zona de rebaixamento do Brasileirão, está na fase decisiva da Copa do Brasil e da Libertadores. No clássico, que poderá definir o futuro do treinador, ele não terá quatro desfalques importantes. São eles: os laterais Tinga e Landázuri, o volante Hércules, e o atacante Romarinho. O segundo é por sintomas gripais, os demais estão lesionados.

CEARA FORTALEZAFortaleza e Ceará se enfrentam no Castelão. Foto: Stephan Eilert/CearáSC

Por outro lado, o treinador reintegrou o jogador Lucas Crispim, que havia sido afastado por fazer festa de aniversário logo após a derrota do time tricolor.

“São partidas muito especiais, tanto porque é um clássico, sabemos o que significa um clássico aqui no Estado, e também é Copa do Brasil e são duas partidas. O principal é quem classifica, isso é o mais importante. Mas vão ser partidas muito disputadas, muito boas para os torcedores que não são nem de Ceará nem de Fortaleza para ver”, disse Juan Vojvoda.

E O VOZÃO?

Do outro lado, Marquinhos Santos também terá alguns problemas, já que não contará com o atacante Mendoza, lesionado. Por outro lado, poderá contar com Vina, que treinou, inclusive, entre os titulares nas últimas atividades da equipe.

Além de Vina, Dentinho e Léo Rafael foram liberados pelo Departamento Médico e podem aparecer entre os titulares. Neste primeiro momento, ficará como opção no banco de reservas.

“Sabemos o peso e o tamanho dele. É um jogo em que 180 minutos vai definir a equipe que chegará às quartas de final. Não é esse primeiro jogo que define, é o segundo. Então temos que ter equilíbrio. Vamos fazer uma análise para ver os atletas que têm condições. Não gosto de poupar jogadores. Sempre procuro usar os jogadores que estão em melhor condição técnica, física, tática e mental, para que o Ceará possa estar sempre bem representado para o seu torcedor”, disse Marquinhos Santos.

FICHA TÉCNICA

Fortaleza Fortaleza Ceará Ceará Fase Fase: Oitavas de Final Fase Rodada: 1ª rodada Fase Data: 22/06/2022 Fase Hora: 8:00 pm Fase Arbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) Fase Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) Fase Estádio: Arena Castelão Fase Endereço: Fortaleza (CE) Fortaleza Esporte Clube Fortaleza

Marcelo Boeck; Ceballos, Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Felipe, Zé Welison, Lucas Lima e Capixaba; Moisés e Romero

Técnico: Juan Vojvoda Ceará Sporting Club Ceará

João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Pacheco; Richardson, Richard Coelho e Sobral; Vina, Lima e Cléber.

Técnico: Marquinhos Santos

Confira também: