FORTALEZA SEMPRE

NOTÍCIAS E JOGOS AO VIVO DO MAIOR TIME DO NORDESTE, O FORTALEZA

NOTÍCIAS

IFAB aprova limite de cinco substituições de forma permanente no futebol


IFAB aprova limite de cinco substituições de forma permanente no futebol

O limite de jogadores para o banco de reservas passa a ser 15. A Fifa deve decidir pela convocação de 26 atletas para a Copa do Catar.

Categorias: Futebol Mundo

Por: Agência Estado, 13/06/2022

IFAB-Substituições Foto: Reprodução/IFAB

A International Football Association Board (IFAB, sigla em inglês), órgão responsável por determinar as regras do futebol, anunciou nesta segunda-feira que as cinco substituições para cada equipe durante os jogos serão permanentes. A medida passa a valer a partir do dia 1º de julho.

A mudança na quantidade de alterações nas partidas foi anunciada pela Ifab durante a 136ª Assembleia Geral Anual, em Doha, no Catar, sede da Copa do Mundo. Gianni Infantino, presidente da Fifa, disse, porém, que a regra não está confirmada para o Mundial deste ano.

O aumento de três para cinco alterações passou a valer em 2020, quando a pandemia da covid-19 eclodiu e os calendários foram adaptados com um grande número de jogos para compensar os meses de confinamento. Em outubro do ano passado, integrantes da Ifab deram a opção para as ligas aprovarem ou não a mudança.

136th Annual General Meeting: The IFAB permanently approves five-substitute option in top-level competitions➡️ https://t.co/iHCIMgwMJE pic.twitter.com/FfIB4xsp90

— The IFAB (@TheIFAB) June 13, 2022

A medida já havia sido prorrogada até 31 de dezembro deste ano após “análise global do impacto atual da covid no futebol”, segundo a entidade. A Premier League, responsável por organizar o Campeonato Inglês, havia voltado a aplicar somente as três alterações, mas já havia confirmado a volta das cinco mudanças na temporada 2022/23. No Brasileirão, as cinco mudanças ainda estão em vigor para os treinadores durante os jogos.

Anteriormente, a International Board já havia autorizado o aumento de 23 para 26 atletas a serem relacionados para uma partida, aumentando o número máximo de reservas de 12 para 15. Com a mudança, os técnicos das seleções poderão convocar 26 jogadores, e não mais 23, para a Copa do Catar.

IMPEDIMENTO SEMIAUTOMÁTICO

Outro ponto debatido na assembleia em Doha é a aplicação da detecção semiautomática do impedimento, que a Fifa planeja adotar a partir da Copa do Catar – quatro anos após o VAR, assistente de vídeo, dar as caras no Mundial da Rússia. De acordo com Infantino, a avaliação da tecnologia “continua” e é “muito satisfatória” até o momento.

“Nossos especialistas vão examinar antes de decidir se utilizaremos ou não no Mundial”, comentou Infantino. O ex-árbitro Pierluigi Collina, responsável pelo apito no jogo do pentacampeoanto da seleção brasileira, em 2002, e atualmente no cargo de presidente da Comissão de Árbitros da Fifa, declarou ter “confiança” sobre o uso da tecnologia na Copa.

A adoção da marcação semiautomática de impedimentos tem como objetivo dar mais agilidade às partidas e diminuir o tempo de checagem do VAR. O sistema é baseado em câmeras usadas para exibição das partidas na televisão, assim como em câmeras específicas, que determinam a posição exata dos jogadores no gramado, permitindo assinalar de maneira mais ágil qualquer irregularidade.

Confira também: